O consórcio é uma alternativa para quem quer realizar o sonho de conquistar um carro ou moto. Trata-se de uma modalidade muito eficiente para aquele perfil de pessoas que têm dificuldade em guardar dinheiro para comprar o bem à vista.

E engana-se quem pensa que é um método antiquado. Muito pelo contrário. O consórcio é uma modalidade já consolidada no mercado e tem conquistado cada dia mais o coração - e os bolsos - dos brasileiros. Afinal, por oferecer uma condição facilitada de pagamento, tornou-se mais acessível com o passar dos anos.

Para entender em detalhes como o consórcio funciona, o blog Conexão HSF trouxe as principais dúvidas de clientes da Honda sobre o tema. Continue a leitura!

O que é consórcio?

Consórcio é uma modalidade de crédito que reúne pessoas com um mesmo objetivo de conquistar determinado bem - como carro ou moto, por exemplo.

Assim, todos os participantes contribuem mensalmente com valores que são divididos e proporcionais ao bem de interesse. Contextualizando, é como se você, de fato, guardasse o dinheiro de maneira planejada para comprar seu veículo.

A grande vantagem, neste caso, é não cair na tentação de mexer no valor guardado. Isso porque há restrições quanto ao resgate do montante ao qual tem direito.

Como funciona o consórcio?

A administradora é quem fica responsável por agrupar e gerenciar os grupos de consórcio. Com o Consórcio Honda, cada consorciado contribui, todos os meses, com o valor determinado no ato da contratação.

Este pagamento irá formar o que chamamos de “poupança comum”, onde cada integrante terá direito a uma parcela para aquisição do seu bem. Quando contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito - as contemplações ocorrem de duas formas: sorteio ou lance.

Como ser contemplado?

Todos os meses, o grupo participa de uma assembleia. Nela, acontecem sorteios para que um ou mais consorciados do grupo recebam a carta de crédito a qual tem direito. Para aqueles que querem aumentar as chances de contemplação, é possível ofertar um lance.

É essencial certificar-se que as parcelas do consórcio estejam em dia para que se possa participar das assembleias - por outro lado, caso o contemplado esteja com o nome negativado, é possível apresentar um avalista. No Consórcio Honda, para retirar o bem, é preciso comprovar uma renda três vezes maior que o valor da parcela paga no plano.

Se o consorciado não tiver mais a renda declarada no ato da contratação, então ele deve indicar uma pessoa para ser avalista - que também deve comprovar a renda exigida bem como não ter restrições no nome.

Por que o consórcio é um bom investimento?

O Consórcio Honda é um bom investimento porque facilita a compra de um carro ou uma moto. Afinal, nesta modalidade, há organização e planejamento para conseguir a quantia necessária. Esse é um ponto fundamental para quem tem dificuldade em guardar dinheiro por conta própria.

Além disso, não é exigido o pagamento de entrada para participar de um grupo de consórcio. É só escolher o valor da carta de crédito de acordo com o preço do veículo desejado e o prazo de pagamento.

Outro ponto positivo do Consórcio Honda é que os juros não existem. Isso significa que a taxa de administração e o valor dedicado ao fundo de reserva - que representa uma porcentagem em cima do valor da carta de crédito - não sofrem grandes oscilações diante de uma alta na taxa de juros.

Dessa maneira, as parcelas tornam-se bastante atrativas. Lembrando que, apesar de serem valores mais baixos que os praticados por outras modalidades de crédito, é muito importante fazer um planejamento financeiro antes de assumir um consórcio. Assim, você terá clareza sobre o quanto cabe no seu orçamento mensal.

Onde lançar o consórcio no Imposto de Renda?

Mesmo que o consórcio ainda não tenha sido contemplado, ele deve ser incluído no Imposto de Renda. Para tal, tenha em mãos o informe de pagamentos que é emitido pela administradora do consórcio.

Caso seja um consórcio ainda não contemplado, ele deve ser deve ser informado na ficha "Bens e Direitos", Grupo 99 - "Outros Bens e Direitos", com o Código 05 - "Consórcio não contemplado". Preencha o campo “Discriminação” com o nome e CNPJ da administradora, o bem que pretende adquirir, o valor da carta, bem como o total de parcelas e total de parcelas já pagas.

Se o consórcio começou no ano vigente, deixe os valores zerado no campo que corresponde a situação do ano anterior. Já na situação do ano atual, informe o valor total que foi pago até aquele momento.

Depois, sempre que fizer a declaração de Imposto de Renda, repita o processo de atualizar as parcelas pagas no ano anterior.

Para consórcio que foi contemplado, seja por lance ou sorteio, é preciso dar baixa no consórcio lançado anteriormente e então abrir uma nova ficha em "Bens e Direitos" para fazer a declaração do bem adquirido.

Consórcio é bom?

O Consórcio Honda é uma boa alternativa para quem vive aquele dilema: “guardar o dinheiro ou gastar em alguma compra por impulso?”. Ao contratar uma cota de consórcio você terá a certeza de que o valor será destinado para a aquisição do veículo de sua preferência.

No consórcio, você cria a necessidade de pagar uma parcela mensal e, consequentemente, poupar algum valor periodicamente. Podemos dizer, até, que funciona como uma poupança forçada. Ainda assim, a grande vantagem aqui é que você pode ser contemplado e comprar seu carro e moto antes mesmo de quitar todas as parcelas do plano.

Faça um Consórcio Honda!

Agora que você esclareceu as principais dúvidas sobre o tema, saiba que o Consórcio Honda disponibiliza oito planos que atendem as necessidades dos mais variados perfis.

Você busca mais praticidade para o dia a dia? Quer circular com um carro que oferece conforto e segurança? Ou prefere aventurar-se em duas rodas? Talvez o seu desejo seja uma moto para viajar, ou até mesmo para fugir do trânsito do dia a dia.

Independentemente do seu sonho, há um plano do Consórcio Honda para realizá-lo. Acesse nosso site e conheça as opções disponíveis para você!

E continue acompanhando o blog Conexão HSF. Sempre compartilhamos novos artigos sobre o tema!