Para realizar o sonho de ter um carro ou moto Honda, não é preciso ter uma alta quantia em dinheiro para realizar a compra à vista. Uma alternativa muito buscada pelos brasileiros é o financiamento de veículos. Afinal, este meio de pagamento facilita muito essa conquista.

Similar ao empréstimo, o financiamento é uma linha de crédito que tem diversas modalidades. Contudo, o que diferencia ambos são seus objetivos finais. O financiamento mira na compra de bens com alto valor agregado - como um imóvel ou veículo, por exemplo.

No blog Conexão HSF, vamos contar tudo o que precisa saber sobre financiamento por meio do Banco Honda. Fique conosco!

O que é financiamento

Trata-se de uma modalidade financeira que concede crédito, com pagamento parcelado, para adquirir bens materiais. No caso do financiamento de veículo, é possível utilizar esse método tanto para adquirir um carro, quanto uma moto.

Parte do valor ou total da operação é então repassado para a loja que efetuará a venda do bem. Assim, o veículo é quitado com a loja enquanto o valor financiado é pago pelo cliente direto à instituição financeira responsável pelo financiamento.

Por sua vez, o pagamento é feito em prestações que são estabelecidas a partir do valor total parcelado, juros, tarifas e impostos, como o IOF.

Antes de assumir um financiamento de veículo é importante seguir alguns passos. Confira:

Faça seu planejamento financeiro

Deixe a emoção de lado e relacione as despesas mensais que já fazem parte do seu orçamento para ter em mente quanto poderá direcionar para pagar as parcelas do carro ou da moto.

Organize-se

Crie uma reserva financeira para imprevistos, manutenção de rotina e, até mesmo, para adiantar parcelas. Desta forma, você conseguirá reduzir o prazo de pagamento do montante total.

Por fim, é importante reforçar que, ao assinar um financiamento, o próprio veículo adquirido será a garantia de que você honrará o empréstimo. Ou seja, ele somente será seu após o pagamento da última prestação.

Por isso, evite atrasar parcelas, pois em caso de inadimplência, a instituição financeira tem o direito a fazer busca e apreensão do veículo e usá-lo para quitar a dívida.

Saiba a diferença entre financiamento e empréstimo

Tanto o financiamento quanto o empréstimo são linhas de crédito muito populares no mercado financeiro, as quais os brasileiros buscam seja para comprar um bem, para investir em um negócio, regularizar dívidas etc.

Contudo, é importante dizer que cada uma tem suas particularidades. Resumidamente, enquanto o empréstimo disponibiliza uma quantia diretamente ao cliente, o financiamento, por sua vez, vai subsidiar a aquisição de um bem específico.

Isso quer dizer que, no financiamento, o valor tem uma finalidade e destino determinados e o cliente não recebe nenhum dinheiro em conta. Já o empréstimo, a quantia liberada pode ser utilizada como desejar.

Vantagens e desvantagens do financiamento

Antes de tomar a decisão de aderir a um financiamento é fundamental avaliar as vantagens e desvantagens deste meio de pagamento. Um dos pontos positivos é a agilidade. Dentre as opções disponíveis no mercado hoje - com exceção do pagamento à vista - trata-se de um dos métodos mais rápidos de conquistar o veículo dos sonhos.

Após aprovado, o cliente fica sujeito apenas à disponibilidade do modelo na concessionária. Além disso, o fato de não ter que dispender um valor alto para fazer compra é um dos principais pontos que tornam este método atrativo aos olhos dos brasileiros. No financiamento, é exigida apenas um valor de entrada - que pode variar de 20% a 30% do valor do bem.

Em contrapartida, ainda que seja a modalidade mais usada pelos consumidores na hora de comprar ou trocar de veículo, é preciso considerar também os juros no valor das parcelas.

Além disso, como falamos anteriormente, mesmo que o seu nome conste no documento veicular, o veículo será uma garantia de pagamento até que as parcelas sejam liquidadas.

Conheça o Evolution Honda

Para quem busca as melhores condições de financiamento na hora de comprar um veículo 0Km, seja carro ou moto, o Banco Honda criou o plano Evolution Honda. Um plano flexível, que tem parcelas menores do que um financiamento tradicional e o melhor: tem recompra garantida!

Na prática funciona da seguinte maneira: o cliente escolhe o valor de entrada, entre 30% e 60%, e em quantas vezes vai parcelar: 24, 36 ou 48 prestações. Com o benefício da recompra garantida do veículo pela concessionária no fim do plano ao quitar a última parcela já é possível usar o saldo como parte do pagamento de um novo Honda 0Km.

Como contratar um financiamento na Honda

Financiar um veículo é uma decisão séria e nesse momento é importante contar com quem realmente entende e é transparente.

Há mais de 20 anos o Banco Honda realiza o sonho de milhares de consumidores por todo o país que buscam um Honda para chamar de seu! São mais de 1,7 milhão de clientes que confiam e sabem que o financiamento Honda é que tem as melhores condições de pagamento e atendimento diferenciado para sair de Honda 0Km.

Conte com o Seguro de Proteção Financeira

Como o financiamento é uma linha de crédito com um prazo longo de pagamento, é natural que surjam inseguranças antes de entrar na modalidade. Principalmente pelo receio de não conseguir honrar os pagamentos e assim perder o veículo.

Por isso, a Seguros Honda, em parceria com as maiores seguradoras do mercado brasileiro, criou o Seguro de Proteção Financeira, um serviço que tem como objetivo proteger o cliente contra imprevistos que o impossibilitem de pagar o financiamento.

Assim, quem escolhe o financiamento Honda tem a segurança de que, em caso de perda de emprego ou incapacidade temporária de trabalhar, o seguro de proteção financeira vai assumir o pagamento das parcelas pelo período pré-determinado em contrato.

Para situações mais delicadas como casos de invalidez total ou morte, o serviço pode arcar com o pagamento de boa parte ou, até mesmo, o valor total. Para isso, é preciso definir as condições no momento da contratação, uma vez que as coberturas do Seguro Proteção Financeira variam com o tipo de sinistro.

É importante ressaltar que o Seguro de Proteção Financeira Honda deve ser contratado no momento da aquisição do financiamento. Visto que o pagamento do seguro é cobrado junto com as parcelas do crédito contratado.

Além disso, é um serviço oferecido apenas para pessoas físicas, sendo profissionais com registro CLT, liberais ou autônomos regulamentados, com idade entre 18 e 65 anos.

Agora que você sabe tudo sobre financiamento Honda, que tal conferir as condições ideais para você e se preparar para conquistar as chaves do seu novo Honda 0Km?