Tem quem aproveita a data para curtir os bloquinhos de rua e as escolas de samba e, também, aqueles que usam o tempo livre para viajar. Fato é que, independentemente da sua escolha, a segurança no trânsito é fundamental.

 

Por este motivo, listamos 5 dicas básicas de segurança no trânsito para você curtir seu carnaval 2024 sem preocupações!

 

5 dicas de trânsito para curtir o carnaval 2024 sem preocupações

 

1 - Evite os grandes centros urbanos

 

Durante o carnaval, o maior fluxo de foliões costuma se concentrar nos grandes centros urbanos, logo o ideal é evitar essas regiões. Desta forma, você evita atrasos e congestionamentos para chegar ao seu destino.

 

O departamento de trânsito das cidades costuma criar vias alternativas para as ruas principais e divulgá-las com bastante antecedência. Portanto, se precisar se deslocar, procure os sites oficiais de prefeituras para informar-se e planejar seu trajeto.

 

Acompanhar o rádio local e aplicativos de trânsito também é uma alternativa neste caso.

 

2 - Faça a manutenção do seu veículo

 

Este é um item imprescindível em qualquer momento, mas que ganha ainda mais relevância quando há uma viagem em vista. Afinal, não há nada melhor do que chegar ao seu destino tranquilamente e sem ter quaisquer transtornos na estrada, não é mesmo?

 

Dito isso, um dos cuidados mais importantes é manter a manutenção do seu carro ou moto em dia. Isso porque optar por uma manutenção preventiva, periodicamente, é a melhor maneira de evitar falhas que atrapalhem sua viagem.

 

Também recomendamos que verifique, antes de viajar, se o seguro do seu veículo está em dia. Muitas seguradoras oferecem coberturas sem limite de perímetro.

 

3 - Dirija descansado e com 100% de atenção na estrada

 

Na ansiedade de economizar tempo e chegar rápido no destino, alguns motoristas usam métodos que podem colocar sua integridade – e dos passageiros – em risco. Alguns exemplos são dirigir sob efeito de energéticos, dormir pouco ou, até mesmo, sequer parar para descansar durante longas distâncias.

 

Caso sinta sono ou qualquer outro sintoma durante o trajeto que possa atrapalhar uma direção segura, pare imediatamente em algum estabelecimento ou solicite que outro habilitado que esteja com você assuma o veículo.

 

4 - Evite viajar durante a madrugada

 

Sabemos que em algumas situações viajar durante a madrugada é inevitável. De toda forma, recomendamos que evite ao máximo essa prática. Isso porque não só você fica suscetível ao sono como, também, perde o auxílio da luz do dia na visibilidade. 

 

Se possível, se programe para pegar a estrada entre o período das 8h às 19h – quando a estrada ainda conta com a luz natural para iluminá-la. 

 

5 - Contrate um serviço de seguro

 

Como dito no item 2, contar com um serviço de seguro é fundamental para garantir a sua tranquilidade na hora de colocar o pé na estrada.

 

Dentre os diversos benefícios presentes no seguro, podemos destacar a assistência 24 horas, em casos de problemas mecânicos, e cobertura contra danos e perdas.

 

A Seguros Honda é parceira das principais seguradoras do Brasil e, por esse motivo, garante a proteção completa para o seu veículo com o melhor custo-benefício. Clique aqui, confira os planos disponíveis e escolha aquele que melhor se encaixa na sua necessidade. Depois disso, é só pegar a estrada e curtir seu descanso com a tranquilidade que você merece!