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Atrasei a parcela do financiamento, e agora?
Manter-se adimplente em um financiamento é fundamental para evitar despesas indesejadas com juros e multas. No entanto, imprevistos podem ocorrer, e o mais importante, nesta situação, é saber como resolver o problema rapidamente.
Entenda que o financiamento é um compromisso financeiro de longo prazo que exige disciplina e planejamento. Logo, ao deixar de pagar as mensalidades, você não apenas corre o risco de acumular juros e multas, mas também compromete sua saúde financeira a longo prazo.
Se você tem dúvidas sobre como regularizar sua situação em caso de inadimplência, no financiamento do Banco Honda, confira as dicas que listamos neste artigo!
O QUE FAZER EM CASO DE ATRASO?
Estou com parcela (s) em atraso. Como devo proceder?
Será possível efetuar o pagamento da parcela em atraso, com os devidos acréscimos de multa/juros remuneratórios, até 10 (dez) dias corridos contados da data do vencimento contratual.
Após 10 (dez) dias corridos do vencimento, a cobrança será realizada por uma assessoria de cobrança externa, contratada e autorizada pelo Banco Honda.
Após quantos dias em atraso o contrato é direcionado para a assessoria de cobrança?
O Banco Honda direciona o contrato com atraso superior há 10 (dez) dias corridos para a cobrança do débito extrajudicialmente, por meio das assessorias de cobrança autorizadas. Após o 10º dia, a cobrança passa a ser realizada pela assessoria que seguirá atuando para regularização do débito tanto na esfera extrajudicial bem como na fase judicial (busca e apreensão) se for o caso.
Por que estão me cobrando honorários?
Quando o contrato é direcionado para a assessoria de cobrança, conforme previsão contratual, incidirão sobre a parcela em atraso o acréscimo de multa, juros por dia de atraso e honorários de cobrança. Os honorários são previstos contratualmente e são destinados a cobertura do custo de contratação dos escritórios que atuam no processo de cobrança.
Por que a assessoria de cobrança não permite o parcelamento do valor em atraso?
As condições de pagamento disponibilizadas pela assessoria de cobrança estão em conformidade com os limites disponibilizados pela política de cobrança interna dessa Instituição. Assim, a assessoria de cobrança irá atuar dentro dos limites estabelecidos pelo Banco Honda.
A importância de não atrasar parcelas
Sabemos que imprevistos acontecem, ainda assim, é importante evitar ao máximo o atraso no pagamento das parcelas.
O acúmulo de juros e multas pode encarecer consideravelmente o financiamento, especialmente quando ocorre com frequência. Além disso, se houver a cobrança de honorários de uma assessoria de cobrança externa, o valor pode aumentar ainda mais, dificultando a quitação da dívida.
Essa situação não só prolonga a existência do débito, como também torna o pagamento mais pesado, afetando o seu planejamento financeiro. Por isso, é crucial tomar todas as medidas necessárias para evitar atrasos e manter seu financiamento em dia.
Uma das principais precauções é criar uma reserva financeira. Destine uma porcentagem da sua renda mensal a uma conta separada, que você não acessa com frequência. A longo prazo, este fundo de emergência servirá como um "colchão" em momentos de dificuldade, permitindo que você cubra o pagamento da parcela sem comprometer suas finanças.
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Se o atraso acontece por esquecimento ou desatenção com a data de pagamento, a solução pode ser simples: agende a quitação automática da mensalidade. Caso prefira, utilize lembretes no celular, agenda ou qualquer outro meio que facilite a visualização. O importante é garantir que a data de vencimento não passe despercebida!
O Banco Honda oferece a possibilidade de débito automático para pagamento das parcelas de seu financiamento. Para isso, solicite o cadastramento junto aos nossos canais de atendimento e autorize o débito junto ao banco onde você mantém a conta a ser debitada.