O consórcio é uma boa alternativa para aqueles que desejam tirar o plano de conquistar o seu carro ou moto 0km do papel. Contudo, para quem opta por esse método é fundamental ter um planejamento financeiro e entender se o consórcio é viável no momento.

É uma modalidade acessível e vantajosa, principalmente para quem não tem pressa ou não é imediatista. Aqui no blog Conexão HSF, vamos dar dicas de como organizar as finanças para pagar as parcelas do consórcio. Além disso, saiba como o Consórcio Honda pode ser uma alternativa!

 

Como organizar as finanças

Antes de assinar qualquer contrato de consórcio, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Assim você terá clareza sobre quanto do seu orçamento mensal será destinado ao pagamento das parcelas e quanto para as despesas de manter um veículo. Lembre-se que isso não pode prejudicar a sua saúde financeira.

Tenha em mente que tanto um carro, quanto uma moto, envolvem diversos custos mensais, que vão além da parcela do consórcio. Alguns deles são: IPVA, licenciamento, seguro, combustível, manutenção preventiva, etc.

Dito isso, é muito importante colocar na ponta do lápis as despesas referentes ao veículo de sua preferência. Consequentemente, você poderá avaliar as alternativas disponíveis e evitar surpresas.

Fato é que o planejamento financeiro te ajuda a fazer escolhas melhores. Isso porque, uma vez que você passa a conhecer a fundo o seu orçamento, fica muito mais fácil fazer uma simulação e definir o melhor plano para você. Atualmente é possível simulação de consórcio on-line e em instantes você tem a resposta.

Lembre-se: ainda que tenha condições de assumir um plano maior, escolha aquele que atenda às suas necessidades reais. Afinal, mesmo que seja uma modalidade segura e com baixo valor, esse compromisso não pode prejudicar o seu bem-estar financeiro.

 

Por que escolher o consórcio

O consórcio é indicado para aqueles que não conseguem guardar dinheiro por conta própria. Neste caso, a administradora é a responsável por agrupar e gerenciar os grupos.

Assim, cada pessoa contribui, todos os meses, com um valor mensal determinado no ato da contratação. Tal organização e planejamento permite a construção de uma espécie de ‘poupança coletiva’ onde, todos os meses, alguns consorciados são contemplados - seja por meio de sorteio ou por lance.

Além disso, uma das grandes vantagens do consórcio é que ele não exige o pagamento de entrada. Basta escolher o valor da carta de crédito, de acordo com o veículo desejado e o prazo de pagamento que pode assumir.

Vale ressaltar que os juros não incidem na mensalidade. A taxa de administração e valor dedicado ao fundo de reserva, que representam uma porcentagem em cima do valor da carta de crédito, não altera de maneira drástica o valor da parcela.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre consórcio

 

Saiba como pagar consórcio mais rápido

Ainda que o consórcio não sofra com a incidência de juros, há meios de adiantar o seu pagamento. Caso você, ao longo do tempo, tenha conseguido juntar uma quantia significativa de dinheiro, por exemplo, ao invés de adiantar parcelas, você pode usar esse montante para ofertar um lance. Assim, você aumenta sua chance de contemplação.

Tenha em mente que, ao ofertar um lance e ser contemplado, você escolha entre diminuir o valor das parcelas ou reduzir o tempo do seu plano. A melhor opção é aquela que vai de encontro com o seu momento e orçamento.

Outra opção é o pagamento inverso das parcelas, ou seja, quitar parcelas que têm o vencimento mais distante. É possível pagar até duas parcelas por mês, sendo assim, já consegue reduzir pela metade o prazo do consórcio.

Agora que você já sabe tudo sobre planejamento financeiro, que tal organizar suas finanças e realizar seu sonho de conquistar uma moto ou carro Honda 0km? O Consórcio Honda tem planos que se adequam a todos os perfis - bolsos.  Acesse nosso site e conheça as opções disponíveis para você!

E não deixe de acompanhar o blog Conexão HSF. Sempre trazemos novos conteúdos para te deixar por dentro do universo dos consórcios e finanças pessoais.