‘’Qual é o seu sonho no momento?’’. Se questionarmos qualquer pessoa, vamos ouvir as mais variadas respostas. Agora, se fizermos a mesma pergunta para os clientes do Consórcio Honda, teremos uma resposta em comum: ser contemplado na assembleia mensal.

 

Fato é que não há alegria maior do que receber a tão esperada contemplação e usar o crédito do plano de consórcio. Afinal, este é o momento de escolher o veículo que deseja adquirir e sentir aquela sensação de dever cumprido. Contudo, é nesta fase que surge a principal dúvida do consorciado: “O que fazer após a contemplação do consórcio?”.

 

Para tirar essa, e outras dúvidas, o blog Conexão HSF preparou um conteúdo especial para você sobre contemplação. Vamos entender quais são esses passos:

 

O que é contemplação?

No consórcio, existem três formas de ser contemplado. São elas: por sorteio, lance livre ou lance fixo - vamos falar mais sobre esse assunto ao longo do artigo. Em qualquer uma delas, uma vez contemplado, o consorciado poderá usar o crédito da cota referente. Este crédito, por sua vez, deve ser utilizado para aquisição do veículo desejado.

 

Para exercer este direito, no entanto, o consorciado precisa seguir alguns critérios, tais como:

 

Garantir que as parcelas do plano de consórcio estão em dia. Afinal, consorciados inadimplentes não podem acessar o crédito quando contemplados. Além disso, caso no momento da contemplação o cotista esteja com o nome negativado, ele pode apresentar um avalista para utilizar o crédito. Manter as parcelas em dia é fundamental para manter a contemplação.  

 

  • Para retirar o bem no Consórcio Honda, é preciso comprovar uma renda três vezes maior que o valor da parcela paga.

 

Caso o consorciado, no momento da contemplação, não tenha mais a renda que havia declarado na contratação do plano, ou tenha restrições em seu CPF, ele precisa indicar o nome de um fiador - que deve, igualmente, comprovar a renda e ter o nome limpo.

 

Leia também: Quais as vantagens de fazer parte de um grupo do Consórcio Honda?

 

Quais são as formas de contemplação no Consórcio Honda?

Quem tem um plano de consórcio sabe que, todos os meses, acontecem as assembleias do grupo. Nela, são definidos os contemplados que darão início a conquista do sonhado veículo Honda 0km.

 

Nesses encontros, os benefícios são concedidos de três maneiras: sorteio, lance livre ou lance fixo. Vale ressaltar que, independentemente de qualquer coisa, usuários inadimplentes não podem participar das assembleias.

 

Entenda como funciona cada um dos meios de contemplação. Confira abaixo:

 

  • Sorteio

O sorteio da cota ocorre com base na última extração da loteria federal, que antecede a data da assembleia. Vale lembrar que, nesta modalidade, todos os integrantes do grupo que estão adimplentes participam do sorteio. A quantidade de créditos oferecidos por este meio, no entanto, varia de plano para plano.

 

  • Lance livre ou fixo

Os usuários que preferem não contar com a sorte e adiantar o seu sonho têm a possibilidade de oferecer um lance que, por sua vez, pode ser livre ou fixo. É importante compreender, no entanto, que a quantidade de lances, em ambas categorias, permitidos no grupo também varia em cada plano do Consórcio Honda.

 

No caso do lance livre, o consorciado pode escolher uma porcentagem do montante remanescente da carta de crédito para ofertar. Isso quer dizer que ele pode se planejar e sugerir a quantia que achar mais conveniente. Quem oferecer o maior percentual do grupo tem a possibilidade de ser contemplado.

 

Já no lance fixo não há diferenciação de valor. Todos oferecem a mesma quantia e ganha a pessoa que tiver o número da cota mais próxima daquela contemplada pelo sorteio.

 

Vale destacar que, em ambos os casos, os lances são utilizados para abater o valor final da cota. Contudo, você pode escolher entre diminuir o valor das parcelas mensais ou adiantar as parcelas finais e reduzir o tempo do contrato. Independentemente da sua escolha, tenha em mente que ela deve fazer sentido para a sua saúde financeira.

 

O que fazer depois de ter sido contemplado?

Para retirar o seu bem após a contemplação, o consorciado será submetido a uma análise de crédito - feita pela própria Honda. Além disso, ele também precisa seguir alguns passos:

 

  1. Envio da documentação

Para formalizar o processo de contemplação, é obrigatória a apresentação de alguns documentos originais na concessionária Honda no momento da contratação do plano. Os documentos são:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda.

 

  1. Comprovação de renda

A retirada do bem só poderá ser feita após o cumprimento de todas as etapas, dentre elas, a comprovação de renda. Para isso, você terá que comprovar uma renda três vezes maior que o valor pago na parcela.

 

Para clientes enquadrados no regime CLT, a apresentação da carteira de trabalho ou holerite já é suficiente para cumprir esta etapa. No caso de autônomos, no entanto, será preciso apresentar uma cópia da Declaração de Imposto de Renda. Aposentados e pensionistas também podem apresentar o IR ou, até mesmo, o comprovante de aposentadoria.

Conheça os planos do Consórcio Honda

O que não falta no Consórcio Honda é variedade e oportunidade. Seja qual for o seu sonho, há sempre uma opção de plano para realizá-lo. Afinal, nenhum plano é ambicioso demais para a Honda.

 

Confira os planos disponíveis e escolha aquele que mais combina com o seu sonho:

 

Se interessou? Faça uma simulação!