Os estados já divulgaram o calendário de pagamento do IPVA 2024. Logo, se você possui um veículo, chegou a hora de se organizar para pagar o imposto sem comprometer o seu orçamento mensal.

 

Ano a ano, o valor do IPVA muda de acordo com o modelo do veículo e as atualizações de valores da tabela Fipe. Por esse motivo, o primeiro passo é verificar o custo total para quitar este tributo, para assim descobrir se precisará remanejar seu orçamento para não sair no prejuízo.

 

Neste artigo, você encontra dicas essenciais para quitar seu IPVA 2024 sem prejudicar seu planejamento financeiro. Tome os cuidados recomendados e se livre do aperto de gastar mais do que deveria logo no início do ano!

5 dicas para não ficar no aperto com o IPVA 2024

1 - Verifique o cadastro do seu veículo no banco

É extremamente importante que você verifique, antes de mais nada, a situação do cadastro do seu veículo no banco onde o pagamento será realizado. A desatualização dos seus dados pode resultar em atrasos na quitação do IPVA, o que geraria multas e bastante dor de cabeça.

 

Se você deseja economizar com o IPVA 2024, precisa tomar esse cuidado e se certificar com bastante antecedência que seu cadastro está em dia.

2 - Conheça as formas de pagamento

 

Atualmente, é possível pagar o IPVA 2024 de duas formas: à vista ou parcelado. Na primeira opção, é possível quitar com um desconto de 3% no valor integral do imposto. Já na segunda, você pode diluir o valor em até cinco parcelas com vencimento determinado de acordo com o final da placa do seu veículo. 

 

Há também a opção de pagar o IPVA 2024 em cota única em fevereiro, porém sem desconto. Apesar de não trazer economia real, esta modalidade evita que você faça dívidas a longo prazo.

 

A opção de parcelamento pode ser feita em 3, 4 ou 5 parcelas, com vencimentos de Janeiro a Maio e vencimentos variáveis, a depender da cotação do seu veículo na tabela FIPE.

 

3 - Entenda quando recorrer a cada uma delas

 

Cada opção de pagamento traz seus prós e contras. Cabe a você analisar qual se encaixa melhor na sua atual situação financeira.

 

A opção parcelada traz o benefício de aliviar seu orçamento no começo do ano, diluindo o pagamento em até 5 parcelas. Caso você não tenha uma reserva preparada para quitar o IPVA à vista, o parcelamento é a maneira ideal para você.

 

Por outro lado, o pagamento parcelado estimula a formação de dívidas. Se você não se cuidar e organizar corretamente sua vida financeira para honrar as parcelas, possivelmente encontrará problemas futuros.

 

Contudo, se você tiver uma quantia reservada para cobrir gastos com o IPVA 2024, recomendamos que faça a quitação à vista. Desta forma, você se livra do encargo de maneira mais rápida, não acumula dívida nem se compromete a longo prazo.

 

Porém, para que isso seja possível, é necessário ter se programado e feito uma reserva de emergência em 2023. 

 

Aconselhamos se preparar ao longo de 2024, guardando uma determinada quantia mensal para ter essa reserva já disponível nos próximos anos. Desta forma, você terá pelo menos boa parte da quantia do IPVA garantida para quitá-lo à vista e se livrar do encargo rapidamente!

4 - Não atrase o pagamento do IPVA

 

Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas não respeitam a data de vencimento do IPVA e pagam o imposto com atraso. Consequentemente, acumulam multas e precisam direcionar mais dinheiro para o pagamento da conta.

 

Uma coisa é fato: pagar conta dentro do vencimento – ou, até mesmo, antes da data limite – é o primeiro passo para economizar. Isso porque o atraso recorrente pode gerar o acúmulo de dívidas, “negativação” do CPF e, até mesmo, problemas jurídicos graves.

 

No caso do IPVA, atrasar o pagamento tem como consequência, além dos problemas acima, a impossibilidade de fazer o licenciamento do seu veículo. Sem a situação regularizada, você não poderá circular de forma legalizada e corre o risco de ter o veículo apreendido – ganhar 7 pontos na habilitação e receber uma multa de R$293,47.

 

Se você optou pelo pagamento parcelado e atrasou uma das mensalidades, é acumulada ainda uma nova punição: a perda do direito de parcelar o IPVA.

5 - Cuidado com os golpes!

 

Nesta época de quitação de IPVA, o golpe do falso boleto se intensifica. Isso porque muitos usuários passam a receber cartas e e-mail com boletos falsos com descontos absurdos no valor total.

 

Tome muito cuidado neste período. Confira se todas as informações pessoais, bem como os dados do tomador, estão corretos. Por firm, verifique se eles foram enviados por instituições de confiança e, na dúvida, contate a agência mais próxima de um dos bancos autorizados a receber os pagamentos do IPVA 2024.

Como pagar o IPVA 2024?

 

Depois de consultar o calendário de pagamentos de acordo com a sua placa e verificar o cálculo através da tabela FIPE, é hora de pagar seu IPVA 2024. E as opções de pagamento são as seguintes:

 

  • Pagamento em uma agência bancária de um banco credenciado, informando o número do RENAVAM;
  • Via internet banking ou débito agendado, utilizando o app de um banco credenciado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais digitais;
  • Em casas lotéricas e em empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento;
  • Via Pix QR Code.

 

Como consultar seu IPVA

 

Ainda não sabe como consultar a cotação do seu IPVA 2024? O processo é bastante simples. Veja só esse passo a passo!

 

1 - Acesse o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda e Planejamento do seu estado para verificar a alíquota de cálculo. Procure pela seção “Débitos do Veículo”.

 

2 - Clique em Consultar, insira o número do seu RENAVAM, seu CPF e confirme. A depender do seu estado, será necessário informar a placa do veículo.

 

3 - O sistema irá identificar seu veículo e gerar sua Guia de Regularização de Débito (GRD) já com o valor do IPVA 2024!