Mais de 80 milhões de brasileiros enfrentam o trânsito em quatro rodas. Definitivamente, esse feito é digno de homenagem, afinal, existem muitos perigos na estrada. Justamente por isso, no dia 25 de julho, é celebrado o Dia do Motorista no Brasil.

 

Aliás, a data tem tudo a ver com segurança. Ela foi atribuída em homenagem ao Dia de São Cristóvão, que, no cristianismo, é considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes.

 

Certamente, a segurança nas estradas é uma preocupação constante para todos os motoristas de plantão. Principalmente quando levamos em consideração a posição do Brasil como terceiro país com mais acidentes de trânsito no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

Por isso, aproveitando a data comemorativa, reunimos algumas dicas essenciais de segurança e bem-estar no trânsito. Então, ajuste os espelhos retrovisores, coloque o cinto de segurança e siga com a gente até o final deste artigo.

 

Leia também: Conheça os automóveis Honda 0km!

 

7 dicas para celebrar o Dia do Motorista em segurança:

 

  1. Faça manutenção constante do veículo

 

Estar em dia com a manutenção do veículo é o primeiro passo para garantir segurança no trânsito. Por isso, seja ele novo, velho ou usado, um carro exige constantes reparos. Verifique a condição dos pneus, das luzes, dos sistemas mecânicos e dos freios. Assim, você pode antecipar possíveis riscos durante as viagens.

 

  1. Garanta  horas de sono adequadas

 

Além do veículo em dia, os condutores também precisam estar descansados antes de enfrentar a estrada. Entretanto, nem sempre a rotina atarefada deixa espaço para horas de sono adequadas. Por isso, caso se sinta sonolento, procure um local seguro e faça uma pausa de 30 minutos para recuperar a energia. Lembre-se: chegar longe é mais importante do que chegar rápido!

 

  1. Saúde e bem-estar em primeiro lugar!

 

Antes de mais nada, os motoristas devem cuidar bem da saúde durante a condução. Isto é, procurar manter a hidratação e ter sempre lanches disponíveis no carro para evitar a fome e oscilações de pressão. Além disso, é recomendado não fazer uso de remédios que causam sonolência antes de pegar a estrada.

 

  1. Não se esqueça do cinto de segurança

 

Essa dica é, na verdade, uma obrigatoriedade e lei de trânsito. Usar cinto de segurança,  e incentivar os passageiros a usarem também, é conduta obrigatória para qualquer motorista. Apesar de simples, essa medida é extremamente eficaz para evitar lesões graves em caso de acidente.

 

  1. Atenção para a velocidade

 

O mesmo vale para o excesso de velocidade, que além de resultar em multas de trânsito também pode comprometer a segurança de motoristas e passageiros. Uma dica valiosa é prestar atenção na condição das estradas, reduzindo a velocidade sempre que identificar asfalto irregular ou sinalização inadequada.

 

  1. Pratique a condução defensiva

 

Provavelmente, você já ouviu a seguinte frase: “Não basta dirigir pra mim, ainda tenho que dirigir pelos outros”. Geralmente, ela é utilizada para reclamar da conduta de outro motorista no trânsito, mas adotar essa mentalidade pode ser algo positivo.

 

É o que chamamos de condução defensiva, onde o motorista pensa na sua segurança e na dos outros.  Na prática, isso significa evitar ultrapassagens arriscadas, manter uma distância segura dos veículos e respeitar as leis de trânsito de forma geral.

 

 

  1. Atualize-se sobre a legislação local

 

Por fim, é sempre recomendável buscar atualizações sobre a legislação local. Frequentemente, há alterações e novas medidas que impactam diretamente no dia a dia e segurança dos motoristas. Afinal, direção consciente  é um ato de cidadania e uma responsabilidade social.

 

Quer mais dicas sobre segurança no trânsito e Universo Honda? Fique de olho no conteúdo do Conexão HSF!