Conduzir seu Honda nos dias de muita chuva requer mais atenção em relação aos imprevistos nas estradas. Cuidado deve ser redobrado no início da chuva.

 

Chuva e direção podem ser uma combinação arriscada nos dias de muita chuva. Para dirigir durante a chuva e reduzir o risco de acidentes, é preciso redobrar a atenção e checar alguns itens no veículo para ter garantia de rodar pelas ruas e estradas com absoluta segurança. O time de experts da Honda elaborou algumas dicas simples para ajudar você a dirigir com segurança durante os dias cinzentos.

 

Velocidade reduzida
Ao diminuir a velocidade, o condutor garante mais tempo se precisar tomar uma decisão rápida para evitar acidentes. Mantenha uma distância de pelo menos dois carros entre os veículos para proporcionar mais segurança à condução. 

 

Atenção aos primeiros minutos 
O cuidado deve ser redobrado durante o início da chuva. A água, ao entrar em contato com a sujeira ou resquícios de óleo que ficam no asfalto, pode tornar as pistas escorregadias e provocar deslizamentos quando o veículo mudar de faixa ou em caso de freadas bruscas.

 

Evite ruas alagadas
Com as pistas alagadas, as poças d'água surgem em alguns trechos das vias e podem provocar aquaplanagem, que é quando os pneus perdem o atrito com o solo e o motorista fica sem o controle do veículo. Outro perigo são os buracos, que podem se camuflar por conta do acúmulo de água e provocar acidentes. Em casos de extrema necessidade, mantenha aceleração constante e não troque de marcha.

 

Cuidado com os pneus
Devem estar sempre em bom estado e calibrados. Os condutores devem garantir uma manutenção periódica para que sejam capazes de enfrentar uma pista molhada sem complicações.

 

Visibilidade ao dirigir na chuva
Quando o limpador de pára-brisa está funcionando perfeitamente, é certo que você terá uma boa visibilidade em dias intensos de chuva. Mas, caso as palhetas estejam ressecadas pelo uso, realize a troca para garantir sua segurança.

 

Cursos gratuitos sobre pilotagem segura no site da Honda
Como parte do projeto “Harmonia no Trânsito”, a Honda disponibiliza cursos online sobre técnicas de pilotagem, direção defensiva, equipamentos de segurança e outros assuntos. Acesse os conteúdos e contribua para um trânsito seguro!
https://www.honda.com.br/motos/harmonia-no-transito/aprenda-online

 

Confira dicas, no perfil da Honda Motos no YouTube, para uma pilotagm mais segura na chuva!