De olho na segurança
Você sabia que existe um prazo para revisões de veículos?
Todo veículo que não passa por revisões corretamente fica à mercê de falhas que comprometem seu funcionamento e, consequentemente, a segurança de motoristas, pilotos e pedestres.
Uma coisa é certa: as revisões não podem acontecer apenas quando o veículo apresentar defeito. Há um período correto para realização dessa manutenção e, quando esse período chega, é preciso ligar na concessionária mais próxima e agendar uma visita.
Fato é que as revisões podem ser realizadas tanto pela quilometragem quanto pelo tempo de rodagem. Independente do motivo, é certo que com segurança não dá para vacilar!
Quando agendar minha revisão?
A Honda preza muito pela segurança de seus clientes, e a prova disso é a qualidade que exigimos do nosso setor de manutenção nas revisões dos veículos. E você precisa ficar atento, porque nossos automóveis e motocicletas possuem condições diferentes para revisão!
Para automóveis Honda: a primeira revisão precisa acontecer após 12 meses da compra. Contudo, se você atingir a marca de 10.000 quilômetros rodados antes do primeiro ano, você deve antecipar o agendamento da revisão.
A segunda revisão deve acontecer ao completar 20 mil quilômetros rodados, ou seja, após mais 10 mil quilômetros seguidos à primeira revisão. Se não atingir a marca em até 12 meses, novamente, é necessário retornar à concessionária para executar o processo pela segunda vez.
A partir da terceira vez, as revisões devem acontecer a cada 12 meses ou completando mais 10 mil quilômetros rodados, a marca que atingir primeiro.
Para motocicletas Honda: a primeira revisão precisa acontecer após mil quilômetros rodados. Se a marca não for atingida até seis meses após a entrega do veículo, você deve realizar a revisão da mesma forma.
A segunda deve ocorrer ao completar 6 mil quilômetros rodados. Novamente, se a marca não for atingida em até seis meses da primeira revisão, a visita à equipe de manutenção precisará ser feita da mesma maneira.
Da terceira revisão em diante, as condições de manutenção mudam de acordo com a linha da motocicleta. As da série Honda Elite devem ocorrer a cada 4 mil quilômetros percorridos, enquanto as motos da série Honda X-ADV ocorrem a cada 12 mil quilômetros.
De toda forma, recomendamos que você consulte o manual do seu veículo, pois lá contém todos os detalhes sobre o período correto de manutenção.
10 itens essenciais que você precisa se atentar durante a revisão da sua moto
1 - Checagem da água
Poucas pessoas se atentam para esse detalhe, mas manter o nível do líquido de arrefecimento do motor regulado é muito importante. O não nivelamento do item, seguindo as especificações do fabricante, pode afetar na eficiência do motor.
O indicado é manter o reservatório sempre nivelado, além de realizar a troca completa do líquido de arrefecimento a cada 200 mil quilômetros percorridos – ou assim que o veículo completar 10 anos, o que vier primeiro.
2 - Óleo do motor e filtro de óleo
A princípio, é necessário inspecionar o óleo do motor regularmente, não apenas quando o mecânico recomenda. Sempre consulte o manual do seu veículo para verificar a frequência exigida para tal vistoria, pois cada modelo de motor requer cuidados específicos.
3 - Pneus
Apesar de já ser rotina nas revisões, a análise do estado dos pneus merece uma atenção especial. Regularmente, a calibragem deve estar de acordo com o recomendado no manual, portanto procure um mecânico que esteja alinhado a este conhecimento.
Além disso, a revisão precisa certificar que os pneus não estão ‘carecas’, pois este é um grande fator de risco para os veículos, principalmente em dias de chuva.
4 - Freios
O sistema de frenagem é importante para qualquer veículo, contudo, para motociclistas, a atenção deve ser ainda maior. É preciso verificar se os freios estão regulados e, no caso dos hidráulicos, se o nível de fluido está correto.
5 - Sistema de luzes
Na revisão, verifica-se também todo sistema de luzes. Isso inclui não só as lanternas e o farol, mas também as luzes do freio, setas, ré, alerta e do painel.
O mau funcionamento de qualquer elemento pode colocar em risco tanto o piloto quanto outros motoristas e pedestres. Isso porque, se por um lado o sistema de luzes do painel auxilia na identificação de problemas de funcionamento, por outro as lanternas e faróis também ajudam motoristas e outros pilotos a enxergarem o seu veículo no trânsito.
6 - Sistema elétrico
Além da análise convencional do sistema elétrico, é preciso dar uma atenção especial aos modelos mais novos e à injeção eletrônica.
Por este motivo, o mecânico que fará sua revisão precisa ter atenção redobrada ao testar o funcionamento do sistema elétrico do veículo.
7 - Kit de relação
O kit é responsável por transmitir a força do motor para a roda traseira. É formado pela corrente, coroa e pinhão. Além disso, é fundamental para o funcionamento correto da moto.
A falha desse kit pode impactar no funcionamento da moto e, além de tudo, ficar vulnerável a uma queda – caso o sistema apresente problemas durante seu funcionamento. Por este motivo, a certificação da sua integridade é imprescindível.
8 - Bateria
O mau uso da bateria pode diminuir sua vida útil e, consequentemente, afetar negativamente o desempenho do veículo. Todo cuidado com sua preservação é pouco.
Por estes motivos, não esqueça de dar atenção para a bateria. Em determinadas situações, você pode precisar recarregá-la ou até mesmo substituí-la, mesmo se ela estiver dentro do prazo de validade.
Mão de obra gratuita para clientes Honda
Todo cliente Honda conta com mão de obra gratuita na primeira e segunda revisão dos seus veículos. Para isso, você precisa realizá-las em uma concessionária oficial da Honda, dentro do período estipulado.
Este é mais um dos muitos benefícios garantidos a todos pilotos que confiam na Honda para realizar seu sonho. Se você possui um dos nossos modelos e está próximo da data da revisão, consulte a concessionária mais próxima da sua casa e agende uma visita.
E se você ainda não tem uma moto Honda, consulte nossos planos de financiamento e seja agora mesmo um cliente Honda!
Agende agora mesmo a sua revisão! Veja a concessionária mais perto.