Conforme o tempo passa, novas formas de golpes financeiros surgem no mercado. Boleto falso, WhatsApp clonado, anúncios fakes de investimento e outras modalidades de roubo de informação se tornaram comuns.

 

Ficar atento a essas falsificações é fundamental para manter sua segurança. Um roubo de informação, por mais que pareça inofensivo, pode gerar problemas bem complexos de resolver, incluindo falsidade ideológica.

 

A Honda Serviços Financeiros se preocupa com a integridade dos seus clientes e toma todos os cuidados necessários para resguardar a segurança de todos que confiam no nosso serviço. Para te ajudar a identificar possíveis fontes de golpe, confira esta lista com 10 dicas de como escapar dessas situações!

10 orientações de segurança para não cair em golpes

1 - Desconfie de contatos que não ocorrem pelos meios oficiais

 

É muito incomum bancos e instituições financeiras entrarem em contato via WhatsApp ou SMS. Se você receber algum contato solicitando informações pessoais ou dados cadastrais por meio desses canais, desconfie.

 

Sempre que alguma empresa precisar de dados seus, enviará um comunicado via e-mail oficial ou, até mesmo, mala direta solicitando o contato.

 

Os profissionais que atendem nessas organizações são orientados a não pedir nenhum dado remotamente, portanto o protocolo adotado é pedir para ir até uma agência física ou entrar em contato via canais oficiais.

2 - Fique atento ao serviço que está sendo ofertado

 

Muitos golpes acontecem de forma corriqueira: seja por meio de um anúncio de serviço fake em nome de uma empresa que realmente existe, ou para assinar um “pré-contrato”.

 

Por exemplo: o golpista se passa por um banco e oferece um investimento com juros baixíssimos. Mas, se você consultar o site oficial dessas empresas, não há menção alguma a tais produtos.

 

Sempre que receber um anúncio de promoção ou serviço, confira se o mesmo é oferecido no site oficial. Se não houver, é golpe. Se ele realmente existir, por via das dúvidas, use os contatos oferecidos para confirmar se você foi acionado por um representante da organização.

 

Vale lembrar que a Honda Serviços Financeiros não pratica a modalidade de empréstimo pessoal. As operações realizadas estão relacionadas ao financiamento de veículos da marca, algo feito exclusivamente por meio das nossas concessionárias.

3 - Desconfie de “representantes oficiais”

 

Muitas vezes, você é abordado por pessoas que se identificam como representantes oficiais de uma marca, oferecendo produtos a condições sedutoras. Nesses casos, sempre desconfie, pois muitas empresas não adotam esse método de venda.

 

A Honda, por exemplo, só vende e entrega veículos por meio da sua rede de concessionárias. Isso diminui drasticamente as chances de golpe, pois o consumidor terá que fazer a transação por meio de estabelecimento autorizado pela empresa.

 

Por este motivo, sempre desconfie de quem se apresenta como representante oficial. O ideal é apenas ignorar o contato, mas, se você quiser dar uma segunda chance, peça que a pessoa te forneça alguma forma de comprovação do vínculo com a empresa.

4 - Ofertas generosas demais merecem atenção redobrada

 

Alguns golpes acontecem com a oferta mentirosa de um produto ou serviço a preços muito abaixo do comum. Na inocência, o consumidor faz a compra e perde dinheiro.

 

Esses golpes são mais comuns em épocas do ano em que as empresas estão acostumadas a oferecer grandes descontos – como Natal e Black Friday. Desta forma, o consumidor não estranha o anúncio e executa a compra.

 

Ao se deparar com um produto com o preço muito abaixo do padrão, desconfie. Procure a mesma oferta no site oficial da empresa, ou entre em contato com a marca para confirmar a veracidade do anúncio.

5 - Nunca clique em links de fontes desconhecidas

 

Não é raro recebermos e-mails e mensagens de SMS oferecendo ofertas imperdíveis, como um prêmio milionário, eletrodomésticos gratuitos e até promessas de emprego. Para usufruir do benefício, basta clicar em um link e autorizar a liberação do “prêmio”.

 

Normalmente, quem clica neste link tem suas informações roubadas, seja entregando-os de própria vontade ao preencher falsos formulários, ou por meio de um vírus que se instala na máquina, automaticamente, para invadir as contas bancárias e arquivos pessoais.

 

Por este motivo, em nenhuma hipótese, clique em links enviados por fontes desconhecidas.

6 - Sempre destrua os dados registrados na embalagem de encomendas

 

Quando recebemos uma encomenda em casa, a embalagem sempre vem identificada com uma etiqueta com nossos dados – tais como endereço, nome completo e CPF. Em hipótese nenhuma ela pode ser descartada intacta, pois alguém pode usar as informações estampadas para criar um documento falso, por exemplo.

 

O ideal é que você destrua a etiqueta, recortando-a ou pintando as informações com caneta, impossibilitando sua leitura. Isso evita que pessoas mal intencionadas realizem golpes com os seus dados.

7 - Nunca compartilhe sua senha com outras pessoas

 

Esta é uma regra clássica, mas sempre vale a pena relembrá-la. Nunca compartilhe suas senhas de acesso com outras pessoas, principalmente, desconhecidos.

 

Também é bom evitar anotá-las em algum lugar onde outras pessoas possam encontrar. O ideal é que você as memorize, registre as chaves na pasta segura do seu celular ou contrate o serviço de um gerenciador de senhas.

8 - Sempre confira se o sistema de cobrança está correto

 

Muitas empresas realizam suas transações financeiras em parcerias com instituições bancárias. Logo, além do logo da marca responsável pela cobrança, os boletos sempre registram os dados da instituição.

 

Sempre verifique se os dados batem para não cair no golpe do falso boleto. Nem sempre os fraudadores tomam o cuidado de garantir esse detalhe, portanto se atentar a ele reduz consideravelmente as chances de ser enganado.

 

Na Honda, por exemplo, as empresas geradoras de cobrança são apenas Santander e Bradesco. Se você receber um boleto que não esteja assinado por nenhuma dessas instituições, acione imediatamente a sua concessionária.

9 - Não tente “dar uma de esperto”

 

Existem inúmeros sites, aplicativos e números de WhatsApp que oferecem inúmeras facilidades de pagamento, como dividir a quitação de um boleto, ter descontos “não oficiais”, ganhar cashback em empresas que não a oferecem, entre outros “benefícios”.

 

Não caia nessa. Este é um golpe muito comum para roubar dados bancários e falsificar identidades.

 

Aquilo que começa errado tende a terminar ainda pior. A tentativa de burlar um sistema de pagamento pode colocar sua segurança em risco, portanto nunca se arrisque!

10 - Confie apenas nos canais oficiais

 

Existem inúmeras pessoas em grupos de Facebook e WhatsApp oferecendo produtos muito abaixo do preço, serviços alternativos e facilidades, se passando por revendedores ou representantes autorizados.

 

Não dê crédito a essas pessoas. É um golpe muito comum oferecer serviços falsos via redes sociais, principalmente pela facilidade de criar perfis, fraudar informações e apagar registros.

 

Na dúvida, sempre confie apenas nos canais oficiais, como sites, landing pages e outras peças lançadas unicamente pela marca. Esta é a única forma com 100% de garantia de autenticidade na compra.

A preocupação da Honda com a segurança de seus consumidores

 

O Honda Serviços Financeiros tem uma preocupação genuína com a segurança de seus clientes, adotando diversas medidas para a proteção de quem confia em nosso trabalho.

 

Nossos sistemas adotam as ferramentas de segurança mais avançadas do mercado, sendo atualizados periodicamente. Além disso, nossos profissionais são treinados para orientar clientes sobre as maneiras de evitar golpes, servindo como verdadeiros auxiliares no combate às fraudes.

 

A Honda tem o compromisso de fornecer atendimento qualificado e seguro a todos os consumidores da marca, não só no ato de compra como também no acompanhamento pós-venda. Este é um valor-base da nossa marca, aplicado em todos os nossos processos.

 

Estas e muitas outras atitudes mostram que a Honda Serviços Financeiros merece sua confiança para fazer seu sonho virar realidade.