Desde sempre, o modelo trail da Honda foi referência em robustez, confiabilidade e versatilidade. Os freios e suspensão de qualidade dessa motocicleta possibilitam manter a boa performance até mesmo em terrenos irregulares. Além disso, ela não deixou de lado o conforto e a aerodinâmica.

 

Logo, o modelo Sahara 300 2024 mantém todos esses aspectos – e muito mais. Ela conservou as características marcantes da linha e trouxe ainda mais potência e design.

 

Ela está disponível nas versões Standard (cor Cinza Metálico), Rally (cor vermelha) e Adventure (cor Bege Metálico). Decerto, é a motocicleta ideal para quem possui um lado aventureiro, mas precisa utilizá-la para o dia a dia.

 

Conheça mais sobre a Sahara 300 2024 a seguir!

 

Raio X da Sahara 300 

 

O principal foco na criação da Sahara 300 foi unir a versatilidade do lendário modelo do passado à tecnologia mais atual, desenvolvendo uma nova motocicleta sem esquecer das reconhecidas qualidades da família XRE. Para isso, foram somados elementos positivos oriundos da vasta experiência da Honda no segmento trail para atingir um novo patamar de eficiência e durabilidade.

 

Para aumentar a resistência do modelo, utilizamos como base o chassi da CRF 250F, com arquitetura tipo berço semiduplo, tubos de aço de elevada especificação e demais características que propiciam uma pilotagem resistente e segura.

 

A suspensão dianteira telescópica, com tubos de 41 mm Ø, permite 245 mm de curso à roda, que tem aro de alumínio de 21 polegadas e é calçada com pneu medida 90/90. Na traseira, o pneu tem medida 120/80 – 18, mas o destaque vai para a nova balança de suspensão de alumínio – com curso de 225 mm – e o conjunto mola-amortecedor, que permite a regulagem na carga em sete níveis. 

 

Importante mencionar que o modelo possui pneus Metzeler Karoo Street, desenvolvidos especialmente para a Sahara 300. Ele traz maior aderência tanto em vias pavimentadas quanto na terra, assim como maior economia e menor rumorosidade.

 

A frenagem da Sahara 300 traz sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais. O disco dianteiro tem 256 mm de diâmetro, no qual atua um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico. O disco traseiro tem 220 mm de diâmetro e o cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.

 

Motor e injeção eletrônica

 

O motor, como sempre, é peça fundamental do modelo. Na Sahara, ele é um moderno monocilíndrico arrefecido a ar cuja relação entre diâmetro e curso do pistão privilegia o torque em baixas e médias rotações. Consequentemente, promove uma curva de torque mais robusta desde baixas rotações. 

 

O motor ficou mais elástico, com entrega de torque constantemente superior – alcançando um ganho de cerca 8% a 3.000 rpm. Isso garante uma “pegada” mais robusta justamente na faixa de rotações utilizada com maior frequência.

 

Outro dado distintivo do motor está no cabeçote. Nos modelos anteriores, ele era Double Overhead Camshaft (DOHC), e agora é Single Overhead Camshaft (OHC). A opção pelo comando simples com balancins roletados, em substituição ao duplo comando para o acionamento das quatro válvulas, proporciona dimensões, peso e complexidade mecânica sem prejuízo da potência máxima.

 

No que tange à alimentação, o sistema de injeção eletrônica PGM-FI com tecnologia FlexOne permite ao motor ser abastecido com gasolina ou etanol – ou até mesmo o uso simultâneo. Importante lembrar que o novo motor da XRE 300 Sahara 2024 está em conformidade com a legislação PROMOT 5.

 

Novidade muito esperada, a inclusão da 6ª marcha veio acompanhada de um novo sistema de assistência da embreagem, que é do tipo assistida e deslizante. O resultado destes aperfeiçoamentos se verifica por meio do reduzido grau de esforço para atuar no acionamento da alavanca. Ela proporciona segurança nas reduções de marchas mais extremas por conter a perda de aderência da roda traseira. 

 

Outro equipamento de destaque é o radiador de óleo. Ele foi posicionado de maneira a não sofrer avarias em eventuais tombos e assegurar a estabilidade térmica. Trata-se de um fator determinante para a durabilidade do motor. Seu posicionamento também reduz as chances de superaquecimentos em uso intensivo, assim como prolonga a eficiência do lubrificante.

 

Fundamental para o conforto, a densidade da espuma e revestimento do assento é outro aspecto de destaque na Sahara. Para completar o conforto, o incremento na maciez da embreagem assistida proporciona mais suavidade em seu acionamento, especialmente nos trajetos urbanos. Em conjunto com a tecnologia deslizante, proporciona maior segurança nas reduções de marchas mais severas. 

 

Já nos deslocamentos rodoviários, a introdução da sexta marcha contribuiu para redução de consumo e emissão de ruído.

 

Painel digital e outras tecnologias

 

O modelo apresenta um novo painel digital LCD Blackout, que dispõe indicador de marcha e todas as informações para controle de parâmetros essenciais – tais como velocidade instantânea, rotação do motor, nível do combustível, quilometragem total e parcial (A e B), consumo de combustível, entre outros. 

 

O alto contraste da tela e padrão do grafismo facilita a visualização em diferentes condições de iluminação. O relógio e indicador de manutenção periódica, além das tradicionais luzes-alerta, definem um padrão superior do novo modelo. 

 

Detalhes voltados à praticidade e aumento da segurança também estão presentes no novo modelo. Alguns deles são a porta USB-C, ao lado painel e do sistema ESS, e o Emergency Stop Signal, que aciona automaticamente as luzes dos piscas em frenagens bruscas.

 

Além disso, uma série de acessórios originais, exclusiva para a XRE 300 Sahara 2024, será disponibilizada nas concessionárias Honda. 

 

A linha de acessórios criada no Brasil oferece a possibilidade de personalizar a motocicleta e elevar o seu grau de proteção e versatilidade. Diferentes opções de para-brisa, top box, protetor de carenagem e protetor de cárter se unem aos produtos Honda Store, formada por uma linha de capacetes, vestuário específicas para pilotagem e coleção casual. Tudo com a marca Honda, uma garantia de durabilidade com alto padrão de qualidade.   

 

Design e características físicas

 

A identidade visual da Sahara 300 foi desenvolvida pelo time de design da Honda Brasil. Ela apresenta forte personalidade, marcada pelas linhas angulosas da carenagem, cuja função é a aerodinâmica de proteção ao piloto e componentes vitais como tanque de combustível e painel. 

 

O conjunto formado pelo reservatório de combustível, banco e laterais forma uma superfície fluida, que transmite ao usuário uma agradável sensação visual de conforto, confirmada ao assumir a posição de pilotagem com ergonomia irretocável. O mesmo refinamento é oferecido ao garupa, que encontrará grande conforto no assento, alças laterais e pedaleiras com distância apropriada do assento, o que permitirá viajar com pernas distendidas.

 

O tanque tem capacidade de 13,8 litros e foi desenvolvido em um formato que privilegia o conforto, permitindo que as pernas fiquem protegidas pelas carenagens laterais e facilidade na movimentação do piloto.

 

O prático e resistente bagageiro traseiro está presente em todas as versões da Sahara. Apenas a estrutura de proteção perimetral de tubos de aço, assim como o para-brisa mais longo e proteção de cárter do motor, são equipamentos de série da versão Adventure e opcionais para as demais versões.

 

Como posso adquirir minha Sahara 300?

 

A Honda Serviços Financeiros oferece duas formas de conquistar sua Sahara. A primeira é o financiamento pelo Banco Honda. Nele, você encontra as opções ideais para a sua necessidade com a ajuda dos nossos especialistas financeiros. Para fazer a sua simulação, basta procurar uma concessionária e tratar diretamente com nossos profissionais, ou baixar o aplicativo Honda Serviços Financeiros e simular um contrato que atenda às suas condições. 

 

Outra opção é o Consórcio Honda, com planos para todos os estilos de investimento e necessidades. O primeiro passo é consultar um plano que contemple sua motocicleta e que se encaixa no seu perfil. São inúmeras opções de planos para você escolher.

 

Depois, basta adquirir sua cota e acompanhar as assembleias mensais. Assim, você pode ofertar um lance livre ou fixo e, também, acompanhar as contemplações. 

 

Proteja sua motocicleta Honda com a Seguros Honda

 

Segurança e proteção para o seu bem mais precioso é essencial. E a Seguros Honda tem parceria com as maiores seguradoras do mercado, garantindo a proteção e tranquilidade que você precisa no seu dia a dia. 

 

Para proteger sua motocicleta Honda, consulte os planos disponíveis, escolha a cobertura que melhor se adequa às suas necessidades e feche o contrato. Por fim, os clientes Honda possuem diversos benefícios – tais como melhores condições de manutenção, assistência 24 horas e uso de peças originais Honda.

 

A proteção da sua Sahara 300 é fundamental. Clique aqui, confira os planos disponíveis e invista na segurança do seu bem!