Desde que foi apresentada no Salão de Tóquio de 1968, a linha CB, primeira motocicleta tetracilíndrica produzida em grande escala, marcou a história. Trata-se de um dos modelos mais vendidos globalmente e, desde que as motocicletas 650cc chegaram ao Brasil em 2014, ela se tornou uma das mais amadas pelos nossos pilotos.

 

Para 2024, os modelos Naked CB 650R e a CBR 650R apresentam atualizações de cores e acabamentos. A Naked CB 650R agora pode ser encontrada na cor Laranja Perolizado, além das tradicionais Vermelho Perolizado e Cinza Fosco. O modelo CBR 650R está presente no Vermelho Perolizado, além da opção inédita Branco Perolizado.

 

Novas cores também fazem parte dos motores, rodas e suspensão dianteira dos modelos, que agora são integralmente pretos. Tais mudanças trazem mais imponência para as motocicletas, deixando os modelos Naked CB 650R e CBR 650R esteticamente mais atraentes e chamativos na pista.

 

Qualidades técnicas

 

Uma característica marcante destas motocicletas é a atenção dada para a ergonomia e versatilidade. Com isso, elas tornam-se ideias tanto para pilotos com perfil aventureiro como para quem procura uma motocicleta para uso no dia a dia. 

 

Na CB 650R, a triangulação entre guidão plano, pedaleiras e assento bipartido determinam uma posição de pilotagem típica nas naked, tornando-a ideal tanto para trechos urbanos como estradas sinuosas. 

 

Por outro lado, na CBR 650R, os semi-guidões são mais baixos. Somados à presença da carenagem, elas direcionam a versão não só para um uso rodoviário como eventuais sessões em pista nos track-days.

 

As rodas de liga-leve foram desenvolvidas para uma viagem segura e confortável em vários tipos de terrenos. Além disso, possuem pneus 120/70-ZR17 à frente e 180/55-ZR17 atrás.

 

Outra característica marcante é que ambos os modelos possuem tudo que há de mais recente em tecnologia para motocicletas: iluminação é full-LED; painel digital tipo blackout, que oferece excelente visibilidade e variedade de informações; shift-light configurável; Emergency Stop Signal (ESS), que ativa de maneira automática as setas traseiras em caso de frenagem brusca; entre outras ferramentas que tornam sua pilotagem ainda mais segura.

 

E por falar em segurança, precisamos lembrar que os modelos possuem um sistema de freios a disco de altíssima qualidade. Na dianteira, os freios são do tipo flutuante, com sistema ABS de dois canais que atua nos cálipers de quatro pistões de fixação radial. Já o disco traseiro tem cáliper de pinça simples, 

 

Os motores da CBR 650R e Naked CB 650R continuam tão potentes como de costume, com potência máxima de 88,4 cv a 11.500 rpm e torque máximo de 6,13 kgf.m a 8.000 rpm. Quanto às suas especificações, é sempre válido relembrar: tetracilindro DOHC arrefecido a líquido, câmbio de seis marchas com embreagem assistida, deslizante e sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control.

 

A parte ciclística também não recebeu modificações: chassi tubular de aço tipo Diamond com suspensão Showa SFF (Separated Function Fork) invertida à frente, enquanto na traseira a balança de suspensão é vinculada ao conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições.

 

Como foi o 2023 da Honda?

 

O ano de 2023 foi um ano muito especial para a Honda e queremos compartilhar isso com você.

 

A começar pelo crescimento de 10% no número de emplacamentos em relação a 2022. Ao todo, foram 1,146 milhão de unidades, o que representa o melhor resultado da marca desde 2014, quando 1.149 unidades foram emplacadas. Também atingimos uma média diária de emplacamentos de 4.585 unidades, maior marca nos últimos 10 anos da companhia. 

 

Reforçando nossa posição de líder no mercado de motocicletas, crescemos em praticamente todos os segmentos, de baixa a alta cilindrada. O principal destaque nos emplacamentos é a linha CG 160, com mais de 418 mil unidades, ou seja, 37% do total de vendas da Honda no ano.

 

No segmento de scooters, atingimos um importante recorde histórico: 78% de market share em dezembro. Essa relevante participação de mercado reforça o quanto o line up da Honda é diversificado, atende aos diversos perfis de clientes e estão cada vez mais presentes nas ruas de todo o Brasil.

 

Um dos fatores que tornam a Honda tão eficiente e possibilita essa performance positiva é uma combinação de fatores como inovação e uma estratégia de negócio focada principalmente na qualidade. 

 

Além disso, a Honda possui a maior linha de produtos do mercado nacional e uma cultura que coloca o cliente no centro de todas as decisões. Temos também uma forte e capilarizada rede de concessionárias, formada por mais de 1.100 pontos de venda em todo Brasil.

 

Investimentos e perspectivas para o futuro

 

Em 2023, a empresa concluiu o ciclo de investimentos na ordem de 500 milhões de reais, com foco em modernizar as estruturas da fábrica. O projeto permitiu aumentar o volume de produção, melhorar o atendimento à demanda dos clientes e entregar produtos com alta qualidade a custos competitivos.

 

Graças a isso, ano passado tivemos um ótimo volume de produção, com mais de 1,215 milhão de unidades saindo das linhas produtivas em Manaus. Isso representa uma alta de 10% sobre o ano passado, sendo o melhor resultado da marca desde 2014.

 

Para 2024, a Honda projeta um crescimento gradual e consistente, com um volume até 10% superior a 2023. A empresa mantém investimentos constantes para a qualidade do negócio no longo prazo e segue acreditando na relevância da motocicleta para o brasileiro. 

 

Neste momento, o foco da empresa é investir no fortalecimento do line up, com 10 novos modelos que serão lançados até 2025 em uma das maiores renovações da linha de produtos em toda história da Honda.

 

Conheça o Evolution Honda

 

A fim de auxiliar na aquisição de veículos da marca, o Banco Honda criou o plano Evolution Honda. Trata-se de um financiamento, focado em motocicletas e carros, que oferece contratos com mais flexibilidade e parcelas mais acessíveis.

 

Um dos principais diferenciais desse programa é a Recompra Garantida. Nele, a Honda garante a compra do seu veículo ao fim do contrato de financiamento. Com isso, você pode utilizar o valor para quitar a última parcela do contrato ou dar entrada no seu próximo veículo.

 

Além disso, o Evolution Honda permite uma entrada flexível – que varia entre 30% a 60% do valor do veículo – e prazos de 24, 36 ou 48 meses para quitar as parcelas. Mas atenção: as condições de financiamento vão depender da cilindrada da motocicleta e do modelo do carro.

 

Você pode conferir neste link todas as condições do Evolution Honda e fazer a simulação de financiamento. Temos certeza que, com as vantagens que o Banco Honda oferece, seu 0km está muito mais próximo do que você imagina!