Lançado há 35 anos, Honda CBX 750F, também conhecida como "Sete-Galo”, ficou na memória de muitos brasileiros e apaixonados por duas rodas pelo mundo.

 

Em 2011, o Uol Carros aproveitou os 40 anos da Honda naquele ano para perguntar aos fãs qual era a motocicleta da marca mais marcante até então no Brasil. Apelidada pelos brasileiros de “Sete-Galo”, a Honda CBX 750F foi considerada a mais marcante na opinião do público votante. Lançada há 35 anos, a história do modelo mistura o pioneirismo, design e inovação da Honda. Popular ainda hoje, é possível encontrar, no YouTube, vídeos de fãs reproduzindo o inconfundível e original ronco do moto de uma genuína “Sete-Galo”. No Facebook, por exemplo, há uma comunidade de fãs seguida por mais de 270 mil pessoas.

 

Primeira motocicleta de quatro cilindros em linha produzida pela Honda no Brasil, a CBX 750F era o sonho de consumo dos motociclistas em 1980. O modelo, importado, foi lançado por aqui em 1986 na cor preta com grafismos em vermelho e cinza. Além do farol duplo, a motocicleta vinha com rodas de liga-leve e possuía regulagem de suspensão, para-brisa e tinham roda de 16 polegadas na dianteira.

 

Na época, registram os especialistas em motociclismo, a CBX 750F chegou a ser considerada a motocicleta de alta cilindrada mais cara do mundo e algumas concessionárias da época chegavam a cobrar de três a quatro vezes o valor de tabela pelo modelo. No final de 1986 e a partir do ano seguinte, o modelo foi nacionalizado e ganhou uma versão inteiramente brazuca. O modelo ganhou roda de aro 18 na frente e a versão brasileira oferecia 82 cavalos de potência máxima e vinha com câmbio de seis marchas e discos de freio nas duas rodas.

 

Você sabia?
O curioso apelido “Sete-Galo, pelo qual a CBX 750F se tornou conhecida no Brasil, vem do jogo do bicho, muito popular no Brasil na década de 1980. Nos Estados Unidos, a motocicleta era chamada de Seven-Fifty (sete-cinquenta). Mas, quando chegou ao Brasil, o número 7 ficou e o número 50 foi substituído pelo galo – o 50 é uma das dezenas que compõem o grupo do galo no jogo do bicho.

HONDA CBX 750f 1986