Em 2023, a campanha Maio Amarelo completa 10 anos e traz a mensagem ‘No trânsito, escolha a vida. E, seguindo seu compromisso em levar educação de trânsito e cidadania para seus clientes, a Honda aproveitou a data para reforçar alguns cuidados básicos que todo motociclista deve ter ao pilotar.

 

Seja na rua, na estrada ou no off-road, a verdade é que não podemos descuidar nunca. Afinal, uma pequena distração é suficiente para um acidente com consequências sérias. E muitos desses incidentes podem ser evitados com simples mudanças de atitude.

 

O Conexão HSF listou algumas dicas importantes para tornar a sua pilotagem mais segura, independentemente de qual motocicleta você use no dia a dia. Vamos lá?

 

Nunca dispense o equipamento

Apesar de extremamente difundido, muitos pilotos ainda negligenciam a utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios. E não só pela falta de uso, mas, principalmente, pelo uso incorreto deles. Contudo, no que diz respeito a preservação da integridade física do piloto, esses itens fazem uma grande diferença.

 

O primeiro erro comum entre motociclistas é usar o capacete com a viseira aberta. Essa prática parece inofensiva. Ainda assim, pode causar problemas sérios nos olhos, tais como lesões nos olhos, conjuntivite e, até mesmo, cegueira. Isso porque a viseira protege os olhos da exposição à sujeira do trânsito.

 

Além disso, usar uma boa jaqueta, calça e luvas de proteção ajuda a preservar o pescoço, cotovelo, ombros e costas do motociclista em uma eventual queda ou acidente.

 

Pilote com consciência

Como muitos dizem, no trânsito, temos o dever de dirigir/pilotar por nós e pelo outro. E, de fato, são muitas as variáveis a serem consideradas no dia a dia. Por isso, pilotar com consciência - ou seja, evitando riscos desnecessários - é mais do que importante para evitar acidentes.

 

E não estamos falando apenas de evitar brigas e ser menos intolerante. Nos referimos a cumprir algo básico que, no entanto, é ignorado por muitos: as regras de trânsito. Ignorar semáforos e faixas de pedestre pode, até, agilizar o percurso. Contudo, essas ações trazem um baita risco, tanto para quem pilota, quanto para pedestres, carros etc. A moto é mais ágil, sim. Ainda assim, temos que usufruir dessa agilidade com consciência e, acima de tudo, responsabilidade.

 

Revisões em dia

Em meio a um trânsito cada dia mais caótico, ter a moto em dia é fundamental para a tranquilidade e, acima de tudo, segurança de qualquer piloto. Afinal, fazer reparos constantemente em um veículo pode tirar o sono de qualquer pessoa, não é mesmo?

 

A princípio, tenha em mente que o uso rotineiro do veículo de duas rodas exige, por si só, demais dos freios, aceleradores, entre outros recursos. Por isso, revisão não é só bom para o bolso, como para a segurança do piloto. Logo, o primeiro passo é sempre respeitar a periodicidade de tais manutenções.

 

Outro ponto importante é que as manutenções, quando feitas de forma preventiva, podem ser bem menos custosas para o proprietário do que em situações de emergência.

 

Mais sobre o Maio Amarelo

 

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para disseminar ações de conscientização sobre a educação no trânsito.

 

Posteriormente, a ONU definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito em todo o globo.