Quando a resolução de ano novo envolve conquistar um carro, o consórcio de automóveis é sempre uma das principais opções de aquisição. Contudo, apesar de ser um recurso bastante popular, boa parte da população possui muitas dúvidas acerca de como funciona o processo e em quais casos ele é recomendado.

 

Portanto, muitas pessoas deixam de aproveitar esta oportunidade apenas por desinformação, acreditando que é mais vantajoso juntar o dinheiro para pagar tudo à vista.

 

Pensando em ajudar essas pessoas, preparamos este artigo, onde vamos solucionar as principais dúvidas em relação ao consórcio de automóveis. Desta forma, você poderá assinar seu contrato tranquilo, sabendo de todos os benefícios que pode aproveitar!

 

As respostas das suas dúvidas sobre consórcio de veículos!

 

1 - Quais são os tipos de lances

 

Existem duas formas de ser contemplado em uma assembleia mensal: via sorteio ou oferta de lances. 

 

Em resumo, os lances se traduzem em ofertas de um determinado valor para arrematar a contemplação sem depender do sorteio. No caso do consórcio de automóveis da Honda, o cotista pode ofertar os lances livres ao longo do contrato.

 

Essa categoria de lance se destaca pela possibilidade do cliente determinar a porcentagem da carta de crédito que deseja oferecer. Desta forma, vencerá aquele cujo lance contemplar o maior valor percentual.

 

Caso haja empate, ou seja, dois ou mais lances com o mesmo percentual, será escolhida a cota que estiver mais próxima da sorteada do mês em questão.

 

Por fim, o consorciado tem a facilidade de ofertar sua proposta pelo aplicativo Honda Serviços Financeiros. Com a aplicação, o cliente tem total autonomia sobre sua cota de consórcio.

 

 

2 - Compensa ofertar um lance ou esperar ser contemplado?

 

Não há uma resposta correta. Existem muitos fatores que influenciam nessa decisão – tais como urgência, valores disponíveis para lance, organização financeira e outras questões que podem tornar a decisão mais acertada para uma ou para outra opção.

 

O ideal é que você busque a solução que não te coloque em problemas. Ou seja, se as ofertas disponíveis estão acima do que pode dedicar em termos financeiros, não faça para não acumular dívidas desnecessárias. Sempre respeite seus limites econômicos e nunca fuja do que já havia planejado com antecedência.

 

Mas, caso você tenha uma reserva financeira dedicada apenas ao seu plano de consórcio, dar um lance pode ser uma boa oportunidade de conquistar o bem com antecedência.

 

3 - Posso vender minha cota para outra pessoa?

 

Sim, é possível comercializar sua cota de consórcio com terceiros. Isso é muito comum quando o cotista se depara com um imprevisto que o impede de honrar com o compromisso das parcelas. Com isso, ao invés de ficar inadimplente, ele tem a possibilidade de repassar o contrato para outra pessoa.

 

Mas fique atento: cada administradora possui regras específicas para a venda de cotas. Antes de abrir qualquer negociação, é muito importante observar como essas condições são aplicadas. Alguns pontos para prestar atenção: tempo de transferência, manutenção dos valores já pagos e outras pendências que possam surgir.

 

4 - A contemplação via consórcio pode me eximir de pagar impostos?

 

Não. Independente da maneira utilizada para obter o veículo, será necessário quitar as pendências legais quando for contemplado – seja por meio de sorteio ou lance. Por este motivo, recomendamos que tenha uma reserva financeira preparada para o momento e não precise contrair dívidas.

 

Consórcio Honda: seu sonho cada dia mais próximo.

 

Se adquirir um automóvel da Honda é o seu sonho, o Consórcio Honda é o melhor caminho para quem quer se planejar e mudar de vida.

 

Acesse nosso site, escolha o modelo que deseja adquirir, analise os planos que oferecemos e faça uma simulação.

 

Com o Consórcio Honda o sonho do veículo 0km está mais próximo do que imagina. Não perca tempo!