A Honda acaba de adicionar mais um quatro rodas de peso ao seu portfólio. Elegante e esportivo, o novo Honda ZR-V foi desenvolvido sem concessões, visando o equilíbrio entre conforto, robustez e dirigibilidade.

 

É a opção perfeita para quem busca excelência e eficiência. Trata-se de um projeto 100% inovador e diferente do que vemos no mercado. Isso porque o carro é espaçoso, porém compacto, e possui bastante potência sem deixar a beleza de lado.

 

Em primeiro lugar, o ZR-V se posiciona entre o HR-V e o CR-V, completando em alto nível a família de SUVs da montadora. Além disso, ele mantém no seu DNA todo legado da linha de esportivos, sendo referência em eficiência, confiabilidade, segurança e bem-estar.

 

O modelo já está disponível em todas as concessionárias autorizadas e possui garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem!

Estiloso e elegante

 

O Honda ZR-V é um carro extremamente estiloso. Seu design totalmente novo é arrojado, imponente e elegante, com uma linha de cintura horizontal baixa, que começa no capô alongado e segue harmoniosamente até a ondulação dos para-lamas traseiros.

 

Seu conjunto frontal óptico com faróis full LED, junto às lanternas traseiras amplas, exalta ainda mais a largura do modelo.

 

A dianteira apresenta uma grade que otimiza o direcionamento do fluxo de ar pelo para-choque e melhora a aerodinâmica do veículo. Outro detalhe de relevância estética e perfeccionismo aerodinâmico vem dos limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso.

 

O formato do teto do ZR-V é soldado à laser, o que elimina a necessidade de molduras longitudinais e traz uma aparência mais sofisticada e limpa ao design. Na parte traseira, o aerofólio traz uma suave continuidade ao teto, exaltando a leveza do conjunto e as formas esportivas do modelo.

 

Além disso, precisamos dar destaque ainda às cores disponíveis para o ZR-V: as clássicas Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico; além das 3 novas no portfólio de carros Honda, que são Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina.

Interior amplo e confortável

 

O cuidado que a Honda teve na construção de um interior agradável, confortável e funcional para o ZR-V fica evidente logo na cabine. Um dos principais diferenciais é o desenho curvilíneo do exclusivo console central flutuante que abriga a alavanca de câmbio e o botão de freio de estacionamento – de maneira a facilitar seu uso.

 

Além disso, o volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro macio, a fim de tornar o manuseio mais confortável para o motorista. Ele ainda conta com paddle-shifts, para troca de marcha, e outras funcionalidades como controle de áudio, de telefone, de cruzeiro e um seletor de informações do carro.

 

A horizontalidade do painel do ZR-V é evidenciada pela textura de colmeia, que cria uma linha divisória entre o sistema multimídia e os controles da climatização, ocultando as saídas de ar integradas discretamente ao painel. Além disso, a Honda teve uma atenção especial com a operação dos controles, incluindo força e resposta tátil a todos os elementos de comando.

 

Os bancos, assim como todo revestimento interno do carro, são feitos com materiais de altíssima qualidade. Contudo a cor pode variar em função do tom escolhido para a carroceria. Para as cores Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, será utilizado o preto.

 

Enquanto os ocupantes dos bancos dianteiros contam com um sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, tornando as viagens longas mais confortáveis, viajantes dos bancos traseiros desfrutam de uma estrutura otimizada para proporcionar uma postura relaxante.

 

O modelo ainda conta com outros itens de conforto e bem-estar, como teto-solar elétrico, um sistema de ar-condicionado digital dual zone, chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas.

 

Já no que diz respeito a espaço, o ZR-V tem muito a oferecer. Ele possui 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.655 mm de entre-eixos. Com os bancos traseiros deitados, o volume total é de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Ou seja, suas generosas dimensões permitem uma excelente habitabilidade para todos os ocupantes.

 

Da mesma forma, possui diversos compartimentos ao longo do veículo para armazenamento de objetos e um porta-malas generoso de 389 litros.

 

Além disso, o porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados.

Alta tecnologia e conectividade a bordo

 

Definitivamente o modelo ZR-V tem um uso bastante inteligente da tecnologia. Tudo começa no painel, que possui velocímetro analógico à direita e uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas. São múltiplas as funções selecionáveis ​​pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.

 

O sistema multimídia do modelo é compatível com Apple, CarPlay e Android Auto, e possui boa navegabilidade. Seus menus são intuitivos, com ícones grandes para fácil identificação, além de contar com um ponto de apoio para a mão no painel, dando estabilidade para a operação com o carro em movimento.

 

Para completar, o ZR-V também possui o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações de segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro via aplicativo.

 

A plataforma está disponível em dois pacotes: um totalmente gratuito, bastando baixar o app e se cadastrar para usar os serviços básicos, e outro pago, com acesso a todas as funcionalidades. No momento, o aplicativo está com a cortesia de um ano para utilização sem pagamento de mensalidade.

 

Por fim, ninguém fica desconectado a bordo do ZR-V. O modelo possui diversas opções de carregamento de aparelhos eletrônicos. Isso porque oferece um carregador por indução, duas portas de entrada USB-C, na parte dianteira, e duas na parte traseira, além de um conector extra de entrada USB-A no painel frontal.

Dinâmica e dirigibilidade excelentes

 

A dinâmica extremamente refinada é outro atrativo. Baseado na plataforma do Civic, o ZR-V apresenta comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã, uma característica exclusiva do modelo no segmento de SUVs.

 

De fato, diversos itens dos sistemas de direção e suspensão são herdados do Civic. Entre eles, temos o sistema de direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS) e sensor de torque conectado a uma central eletrônica que determina o nível de assistência elétrica para cada ocasião. São detalhes essenciais para uma dirigibilidade com mais conforto e segurança, principalmente em manobras.

 

O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. Na suspensão como um todo, foram usados componentes elásticos de baixo atrito para otimização do funcionamento e redução do índice de ruído.

 

Aliás, a preocupação com a contenção de ruídos é marcante no modelo. Diversos pontos da carroceria receberam materiais fonoabsorventes com características específicas para barrar sons de diferentes frequências e intensidades. Além disso, o modelo possui para-brisa acústico, com uma membrana de polímero de elevada capacidade de isolamento sonoro.

 

Esse cuidado reflete também no câmbio. A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A peça ainda foi aprimorada para permitir diversos tipos de direção, prezando sempre pela segurança de todos. A sensação de rápida resposta ao acelerador também foi melhorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva.

 

Por último, o Honda ZR-V é equipado com o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que proporciona um excelente equilíbrio entre performance e consumo de combustível. Com potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm, o modelo performa 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic, este modelo é 11 cv mais potente e apresenta menor índice de emissões.

Segurança como prioridade máxima

 

A segurança é um dos pilares da Honda, e aqui ela está diretamente ligada à aplicação de tecnologia de ponta.

 

O ZR-V está equipado com o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade.

 

Veja as principais ferramentas:

 

  • Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente.
  • Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal.
  • Sistema de permanência em faixa - Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
  • Sistema para mitigação de evasão de pista - Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar sua evasão e possíveis acidentes.
  • Farol alto automático - Ajusta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

 

O ZR-V ainda possui oito airbags, assistente de controle de descida, assistente de tração e estabilidade, sistema de luzes de emergência em frenagens severas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

 

Tá esperando o que para garantir o melhor modelo esportivo do mercado? Encontre a concessionária Honda mais próxima de você e seja um destaque na pista com o seu ZR-V!