A Honda acredita que não basta oferecer produtos de alta qualidade e alta tecnologia. Para oferecer uma experiência satisfatória, é preciso garantir condições para que os veículos sejam utilizados com segurança. E para ajudar a ampliar a disseminação dos conceitos de pilotagem segura, a Honda disponibiliza o portal Harmonia no Trânsito.

 

Sobretudo, nesse portal, você tem acesso a conteúdos gratuitos de pilotagem de motocicletas e vídeos com dicas de trânsito para motoristas, ciclistas e pedestres, além de ser possível ainda fazer o download de apostilas sobre técnicas básicas e avançadas de pilotagem segura.

 

Sabemos que para cada tipo de motocicleta há um estilo de pilotagem, mas tiramos algumas dicas gerais do “Dicas de pilotagem”, que você pode baixar gratuitamente no portal Harmonia no Trânsito. Compartilhe o texto em seus perfis nas redes sociais e ajude a Honda a disseminar informações para uma pilotagem segura.

 

Dicas para a postura correta:

 

  • A cabeça/visão precisa estar sempre levantada, com o olhar à frente, através dos veículos. Os ombros/braços devem estar relaxados com os punhos alinhados com os antebraços, nem para cima, nem para baixo.

 

  • Durante a pilotagem na posição sentado, a coluna precisa estar ereta como em uma cadeira. E os punhos no guidão acompanham os braços, sem dobrar para cima ou para baixo.

 

  • As mãos e dedos devem estar firmes no centro da manopla com o polegar para baixo e quatro dedos para frear. E não deixe os dedos repousados nos manetes dos freios.

 

  • Os cotovelos devem estar levemente flexionados para absorver os impactos do guidão. Não pilote com o braço esticado. O quadril deve se posicionar pressionando levemente o tanque.

 

  • Os pés devem estar apoiados para frente. Evite deixar a ponta dos pés apoiada no pedal de câmbio e freio para que não haja um acionamento desnecessário.

 

Confira a pilotagem correta para cada tipo de moto no canal da Honda no Youtube

 

Dicas para curvas seguras:

 

  • Ajuste a velocidade para preparação da curva. Utilize uma marcha menor para manter a moto tracionada. Faça uma varredura com os olhos por onde vai passar.

 

  • Direcione o olhar mais adiante possível para um melhor aproveitamento da visão periférica.

 

  • Já durante a curva, mantenha a aceleração constante e não acione a embreagem. Retome gradualmente a aceleração, retomando à posição vertical.

 

Dicas para levar a bagagem com segurança

 

  • Use bagageiros ou bolsas desenvolvidas especificamente para a sua moto. Fixe bem, com elásticos, cordas e redes os itens soltos.

 

  • Não bloqueie as luzes ou peças móveis da suspensão e se certifique de que não existem itens soltos.

 

  • A capacidade de carga é especificada no manual da sua moto. Cheque essa informação e busque manter o peso igualmente distribuído na moto.

 

  • As bagagens devem ser transportadas visando a segurança e respeitando sempre as recomendações do Manual do Proprietário da sua moto Honda.

 

Quer outras dicas sobre pilotagem segura?

 

No portal Harmonia no Trânsito, a Honda disponibiliza cursos online sobre técnicas de pilotagem, direção defensiva, equipamentos de segurança e outros assuntos. Acesse os conteúdos e contribua para um trânsito seguro!