Onze vezes recordista mundial, mais de 13 mil saltos e 22 anos de carreira profissional: aventura é o que define a vida do paraquedista brasileiro Luigi Cani. Acostumado a vencer limites e viver em modo aventura, o paraquedista participou de um desafio com a Honda, em abril deste ano, para divulgar a nova scooter Honda ADV. Cani foi lançado pelo primeiro arco e flecha humano do mundo do alto do maior prédio da América Latina, o Yacht House, em Balneário Camboriú (SC), com uma super aceleração que foi de 0 a 50 km/h em apenas um segundo.

 

Confira o bate-papo com ele:

  • Você coleciona 11 recordes mundiais. A aventura está no seu DNA?

 

Sendo honesto, eu iniciei aos seis anos de idade sob duas rodas. Nessa época eu já saltava de bicicleta sob cinco crianças deitadas no asfalto. Minha rampa de salto era feita com uma tábua velha e uma pilha de tijolos. Meu sonho era filmar e mandar para o programa do Silvio Santos, mas minha mãe não me deixou concluir essa façanha. Viver no modo aventura está na minha essência!

 

  • Na ação com a Honda, você virou uma flecha humana e saltou do alto do maior prédio da América Latina. Qual a sensação ao aterrissar?

 

Realização! Dá muito trabalho fazer algo inédito. O trabalho pré-desafio é muito estressante, pois temos que elaborar autorizações para realizar os saltos, fazer muitos testes e treinar bastante para que tudo saia perfeito. Ao todo, o projeto levou quase um ano desde a elaboração, desenvolvimento da estrutura do arco e flecha para me lançar e muitos testes até a realização do salto em abril.

 

  • Para esse salto, utilizou o wingsuit, conhecido como “roupa de morcego”. Como você começou nessa modalidade?

 

Sou precursor dessa modalidade, iniciei os saltos com wingsuit em 1998 com o segundo protótipo do mundo. Duas décadas depois, os equipamentos e as técnicas evoluíram muito. Planejo minuciosamente os desafios que pretendo realizar e sempre conto com uma equipe dos melhores profissionais do planeta.

 

  • Essa parceria com a Honda ressalta as qualidades aventureiras da scooter Honda ADV. O modelo tem a ver com seu estilo?

 

Sim! A Honda ADV, além de ser aventureira como eu, é rápida, confortável, prática e tem um compartimento que consigo guardar meus equipamentos de salto.

 

+ Inovadora e aventureira: conheça todos os detalhes da Honda ADV

 

  • Além do paraquedismo, você é um apaixonado por motocicletas. Qual o seu modelo Honda preferido atualmente?

 

No momento, meu modelo preferido é a Honda CRF 450. Tenho paixão por motos desde sempre e ter a Honda como parceira é algo inspirador. Já uni o voo e as duas rodas em algumas façanhas: fui a primeira pessoa a dirigir uma moto a 160kmh em direção ao Grand Canyon, nos Estados Unidos, saltando de wingsuit e abrindo o paraquedas para pouso, e o primeiro a saltar da ponte Rio-Niterói com uma moto sobre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A parceria com a Honda começou em 2018, no projeto da casa voadora por bexigas de gás hélio, inspirado no filme Up – Altas aventuras, onde divulgamos a Honda CRF-230F.

 

 

  • O que é importante uma motocicleta ter?

 

Potência, ciclística e freios. Além de ter tudo isso, as motocicletas da Honda ainda têm um design lindo!

 

  • Você já saltou mais de 13 mil vezes. Qual foi o mais difícil?

 

O recorde mundial de velocidade em queda livre com a marca de 552 km/h. Demorei mais de cinco anos para conseguir homologar esse recorde e fiz mais de mil saltos de treinamento somente dessa modalidade de speed dive.

 

 

Quer saber mais? Visite nosso blog e fique por dentro do universo Honda!